Consultorias Fiscais – Resumo da Aula

É muito comum que os profissionais que atuam no setor fiscal queiram deixar a execução para começar a atuar com consultorias, porém o grande problema é que a maioria desses profissionais se quer sabe o que é uma consultoria.

 

E é importante compreender o que essa atividade significa, pois dessa maneira você irá entender que só é possível prestar consultoria daquilo que você domina plenamente.

 

O que é Consultoria?

 

Segundo o Dicionário:

  • Ação ou efeito de dar consultas, conselhos, etc.
  • Ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria de sua especialidade.

 

Ou seja, o consultor é alguém que dá consultas, soluções, caminhos e direções para aquele que o contrata. Desta forma, a ação de prestar consultoria é o processo resultante do seu conhecimento.

Para você ser um consultor, a primeira coisa que necessita é ser um especialista no tema.

Então, para você prestar uma Consultoria Fiscal é necessário:

  • Que você seja um Especialista na Área Fiscal

 

Desta forma, você será capaz de fornecer soluções empresariais que resultem na redução da carga tributária e na mitigação dos riscos fiscais.

 

Isso mesmo, Reduzir a Carga Tributária e a Mitigação dos Riscos Fiscais, são os dois principais objetivos de quem presta consultorias Fiscais.

 

Dentro dessas duas linhas de trabalho, ao longo desse material, nós vamos destrinchar quais são os serviços que você pode fazer com cada um desses objetivos.

Redução da Carga Tributária:

  • Revisão de Cadastro de Produtos:

– Todas as empresas comerciais, elas tem dificuldades na gestão dos seus estoques fiscais, e a maior parte dessa dificuldade na gestão do estoque fiscal acaba acarretando em problemas de omissões de entradas e omissões de saídas, e muitas vezes, pior até que esses problemas de omissão, esses problemas no cadastro de produtos, na gestão do estoque fiscal, faz com que a empresa acabe pagando tributos a maior, às vezes de maneira indevida, por quê? Porque eu tenho lá no cadastro um produto que não era para ser tributado, que é alíquota zero, que é monofásico, mas que eu estou oferecendo ele à tributação, então, por eu ter um problema no meu cadastro de produtos, isso vai fazer com que eu tenha a minha tributação majorada, então eu vou tá pagando tributo indevidamente, vou tá pagando tributo a maior, então, o trabalho de consultoria que visa à revisão do cadastro de produtos, ele visa uma revisão no sentido de diminuir a carga tributária identificando quais são os produtos que são sujeitos a benefícios e incentivos fiscais e que hoje eu estou oferecendo a tributação.

    • Revisão Fiscal – Recuperação de Créditos Tributários:

    – Eu também posso fazer uma revisão fiscal com foco na recuperação de créditos tributários, que também é muito em alta, aonde eu posso fazer uma revisão dos últimos cinco anos, por exemplo, da empresa, para além de revisar o cadastro de produtos, eu analisar as suas memórias de cálculos da apuração dos tributos federais, estaduais e municipais, aonde eu possa ver se as operações que foram oferecidas a tributação, elas deveriam realmente estar sendo tributadas ou não, e aonde eu vou ver também, se todos os créditos legítimos que eu poderia me apropriar, que eu poderia utilizar  pra diminuir o meu valor de tributo a recolher, se eles foram efetivamente utilizados, então, eu tenho ali um trabalho de revisão fiscal que vai identificar se eu tenho créditos a serem reaproveitados, provenientes de tributos pagos indevidamente ou a maior, ou proveniente de tributos cujo eu não aproveitei devidamente os créditos possíveis, então, em ambas as hipóteses eu vou fazer a recuperação de créditos tributários , seja por meio de restituição, seja por meio de compensação, mas o que interessa é que eu vou devolver aos cofres da empresam, valores que ela pagou de maneira indevida.

  • Estudos Fiscais:

– Como consultor fiscal, eu também posso trabalhar na elaboração de estudos fiscais, isso aqui é muito interessante tá pessoal? Muitas vezes as empresas nos procuram, com o objetivo de preparar esses estudos que seriam em que aspecto? No sentido de identificar com base nas operações fiscais praticadas pelo contribuinte, se ele consegue, através de uma reorganização dessas operações, diminuir a sua carga tributária, por exemplo, é muito comum a gente pega uma empresa e vai analisar se ela tem um centro de distribuição lá no sul, no sudeste, se ela não diminui as cargas tributárias nas transferências, nas compras de mercadorias, se muitas vezes ela tem uma holding, se ela não vai conseguir uma diminuição da carga tributária, então, esses estudos fiscais eles objetivam a partir da analise das operações praticadas pelo contribuinte identificar possíveis possibilidades de diminuição dessa carga tributária.

 

  • Planejamento Tributário:

– Eu posso trabalhar também com planejamento tributário, aonde eu vou elencar uma série de ações, cujo objetivo seja diminuir a carga tributária da empresa de maneira legal, esse planejamento tributário é uma ferramenta extremamente útil para que as empresas paguem menos tributos, então, vai promover uma redução significativa da carga tributária da empresa.

    • Planejamento Sucessório:

    – Eu posso trabalhar também com planejamento sucessório, aí é obvio que eu vou ter que me especializar mais nessa parte do direito comercial, do direito empresarial para que eu possa orientar os procedimentos de sucessão, que no país aonde nós temos muitas empresas familiares, então eu posso organizar societariamente a empresa, para poder criar uma estrutura patrimonial que ajude com que os patrimônios dos sócios e até mesmo da empresa, eles estejam cada vez mais protegidos, e dessa forma também, promover uma diminuição da carga tributária no momento de uma transferência de patrimônio, numa venda desse patrimônio, então o planejamento sucessório ele se torna importantíssimo.

     

    • Benefícios e Incentivos Fiscais:

    – E uma analise profunda nos casos de benefícios e incentivos fiscais, existem muitos incentivos e benefícios fiscais que estão a disposição do contribuinte, mas que muitas vezes os contribuintes desconhecem completamente dessas possibilidades de diminuição da sua carga tributária, então um bom consultor fiscal, um bom consultor tributário, o cara que entende bastante da legislação do ICMS, do PIS e da COFINS, do Lucro Real, do Lucro Presumido, até mesmo do Lucro Arbitrado, que pode ser utilizado sim, para a regularização e mitigação de risco, então, o cara que é especializado na área fiscal e tributária, ele vai conseguir trabalhar com todos esses tipos de serviços e explorar profundamente essas possibilidades.

Além disso, você poderá trabalhar com a Mitigação de Riscos Fiscais, que é outra vertente, outra pegada para o trabalho de consultoria.

Há uma grande procura proveniente de empresas que percebem, através de uma análise de uma matriz de riscos, de que ela precisa gerenciar melhor seus riscos, para que ela possa promover uma diminuição, uma mitigação desses riscos.

 

Isso se dá pela exposição dessa empresa no momento em que ela presta informações ao Fisco através do SPED, dos documentos fiscais eletrônicos, ou até mesmo no recolhimento das suas obrigações tributárias principais.

 

Por esse motivo, essas empresas enxergam a necessidade de fazer um trabalho de proteção dentro dessas operações, para evitar possíveis penalidades e autuações.

Mitigação de Riscos Fiscais:

  • Elaboração de SPED:

– Um exemplo muito comum para esse tipo de atividade é quando uma empresa implanta um novo sistema e um dos seus arquivos do SPED apresenta erros e ela não consegue validar ou não consegue concluir a elaboração daqueles arquivos do SPED. Então, nesse caso há a contratação do consultor a fim de fazer as devidas parametrizações das informações, que são necessárias para a geração do arquivo e essa empresa possa cumprir com a obrigação do envio do SPED.

 

  • Auditoria de Documentos Fiscais Eletrônicos:

– Essa atividade ocorre com a análise das informações contidas nos documentos fiscais eletrônicos, em busca de possíveis inconsistências, se o preenchimento das bases de cálculo dos tributos, se os conhecimentos dos códigos de situação tributária dos NCMs, dos CFOPs estão corretos. No entanto para atuar com essa atividade é necessário um conhecimento bem específico na área fiscal.

 

  • Auditoria Digital:

– Aqui é onde fazemos as auditorias de SPED, onde fazemos a validação individual dos arquivos. Nessa etapa de pós-escrituração, fazemos a analise das escriturações fiscais, os cruzamentos de informações entre documentos fiscais eletrônicos, escriturações fiscais digitais e escriturações contábeis digitais. Esse é um trabalho de analise preventivo dos arquivos digitais com o objetivo de mitigar riscos.

 

  • Cumprimento de Obrigações Extemporâneas:

– Essa atividade é muito interessante, pois muitas empresas durante algum período no passado deixaram de cumprir com as suas obrigações tributárias, não conseguiram elaborar o SPED ECF, não conseguiram mandar suas EFD Contribuições e por isso procuram consultores para que eles elaborem essas escriturações digitais do passado, e para que seja feita uma nova apuração, pois não houve o pagamento e a partir de agora seja pago apenas o tributo que for devido.

  • Auditoria de Estoques:

– Aqui, de maneira preventiva você vai identificar possíveis omissões de entradas e omissões de saídas nos estoques fiscais das empresas, com o objetivo de poder sanear essas pendencias previamente, antes de ocorrerem às fiscalizações, valendo-se do conceito de denúncia espontânea, onde ao perceber que houve um envio incorreto, você de maneira preventiva fará as devidas correções.

 

  • Implantação de ERPs:

– As etapas de Parametrizações Fiscais e Mapeamento de Processos, são base para o trabalho de implantação de sistemas integrados, pois quando você for implantar um sistema integrado será feita a definição correta dos parâmetros de tributação da empresa, para quando essas operações forem ocorrendo, o sistema possa de maneira independente consegui promover as rotinas que foram predeterminadas. Então, a implantação de ERPs passa por um eficaz Mapeamento de Processo e uma correta Parametrização das Informações Fiscais.

 

Se você achou isso interessante e quer trabalhar com Consultorias Fiscais, a primeira coisa que você deve fazer é a definição do seu produto, como por exemplo, o que é o seu produto, qual vai ser o nome comercial do seu produto.

Definição do Produto:

  • Formato de Execução;
  • Alinhamento da Entrega;
  • Prazo de Elaboração;
  • Preço/Custo;
  • Nome Comercial;

 

Depois da definição desse produto, é chegada a hora de superar o principal desafio, que é na prospecção, na captação de clientes. Essa captação pode ser feita de duas maneiras.

Prospecção Online:

  • Marketing Digital;
  • Produção de Conteúdo;
  • Atração, Engajamento e Conversão;
  • Ferramentas: Páginas de vendas, copy, tráfego e e-mail marketing;

 

Prospecção Online:

  • Ligações de Agendamento;
  • Reuniões de Apresentação;
  • Negociação e Fechamento;
  • Divulgação de Eventos;

 

O que você vai precisar adquirir é o conhecimento técnico para que seja possível executar os serviços, depois todo o restante, inclusive na prospecção de clientes é método.

 

Por isso é muito importante que haja Indicadores de Desempenho e Metas bem definidos.

Indicadores de Desempenho:

  • Suspects:

– São os Suspeitos Clientes, aquelas pessoas jurídicas que você acha que podem ter interesse no seu serviço.

 

  • Prospects:

– É aquela pessoa jurídica que já conhece do teu produto, do teu serviço ou até mesmo te conhece enquanto profissional.

 

  • Indicações:

– Você pode pedir indicações a qualquer pessoa próxima, desde um colega de trabalho até um parente ou conhecido pessoal.

 

  • Ligação Proposta:

– Essa atividade permite que o seu cliente não se esqueça da sua proposta e mantenha o contato como uma prioridade, aumentando as conversões.

 

  • Reuniões Agendadas:

– Quanto mais reuniões agendadas, mais negociações serão feitas e consequentemente você fechará mais contratos.

 

Não esqueça!

 

Antes de ser um consultor… Você precisa ser um Especialista.

Se você quer fazer parte do meu Grupo Fechado e Exclusivo no Telegram, é só clicar no Botão Abaixo ⬇⬇⬇