Investimentos são atrativos de maneira teórica e prática, mas pedem por um estudo afinco em seu entendimento. Por isso, contei com a participação especial do Hulisses Dias, o Tio Huli, na Live sobre Como se tornar um investidor profissional.
Acontece que para Investir, você deve começar a absorver conteúdos, comprar treinamentos/cursos e se manter atualizado na área Fiscal, Contábil, de Marketing Digital e de Investimento em si.
Além disso, deve ter Inteligência Financeira para gastar menos do que ganha, poupar com constância e investir o que poupou.
Você deve ter uma vida financeira equilibrada antes de começar a pôr em prática os ensinamentos a seguir!
Como se Tornar um Investidor Profissional: Comece não esquecendo da Contabilidade!
Para uma grande parte do público, a Contabilidade é um bicho de sete cabeças, complicado de entender. Entretanto, ela é uma ferramenta extremamente útil para identificar boas empresas para se investir.
Por meio dessa ferramenta, se torna mais prático achar uma empresa com patrimônio líquido positivo, lucro constante por 5 anos e endividamento controlado.
Só com esses detalhes, você já limpa 80% das empresas da Bolsa de Valores. Além disso, o entendimento das dinâmicas competitivas de uma empresa complementa a análise contábil.
Tendo esse conhecimento, fica uma informação valiosa: deve-se ler menos a parte teórica de Investimentos e mais a Nota Explicativa de uma empresa.
Como Identificar um Bom Investimento?
Imagine comprar uma nota de 1 dólar pelo valor de 50 centavos. Essa é uma situação ideal, certo?
Pois esse é o Value Investing, uma técnica onde você determina o preço da empresa e compra ela por um preço mais baixo, com margem de segurança de 30%. Como exemplo, é uma empresa de 10 ser comprada por 7.
Mas para ter a certeza de bom investimento, você ainda deve direcionar seu olhar para as Notas Explicativas. É nelas que se encontram o cronograma e vencimento de dívida, ou seja, que você encontra o que “pressiona” a empresa.
Com mais riscos, cotações ficam em baixa, e com menos riscos, ficam em alta. Então, você obtém essas informações pela Nota Explicativa e faz um investimento mais consciente.
Como Começar a Avaliar uma Empresa
Uma dica é investir em uma empresa que já tenha tido reconhecimento do Impairment, ou seja, que corrigiu a desvalorização de ativos. Esse foi o caso da Goal Metalúrgica e da Vale em 2015.
Inclusive, o Impairment é parte de uma análise mais profunda das informações disponíveis sobre o que ocorre numa empresa. Dependendo do resultado de sua pesquisa, investir pode se mostrar uma grande oportunidade.
Obs: Outras informações podem ser relevantes na sua pesquisa, como ajustes contábeis legais, pois são pontos decisivos na hora de investir num bom negócio ou numa furada.
O que é o Longo Prazo para um Iniciante em Investimentos?
Investimento não é apenas análise pura de um ativo bom ou ruim, é também uma questão de paciência.
Assim, em analogia, o longo prazo para um iniciante é de 17 anos – para alguém há 20 anos no mercado, é para sempre.
Nesse contexto, sua preocupação deve ser trabalhar para gerar um excesso de renda, de forma a aportar todo mês um valor na Corretora.
Dessa forma, sua atenção não é para a retirada de valor, mas para o constante aporte de investimento. Com um Longo Prazo definido para retorno, você possui uma grande vantagem em relação aos outros investidores.
Como se Tornar um Investidor Profissional: Comece com um Investimento Seguro
A dica final é você começar focando na qualidade dos ativos antes de focar em preços. Também comece a entender a diferença entre renda fixa e variável para entender a diferença entre um título de renda fixa com vencimento curto ou longo.
Entendendo esses tópicos e o impacto do vencimento no preço, você pode entrar na renda variável. Claro que nesse modelo, o mais indicado é investir em fundos imobiliários.
Eles possuem uma chance muito menor de estarem mal precificados, devido a sua previsibilidade dos retornos.
Ao fim, você já pode pegar um pouco do mindset de investir a longo prazo e reinvestir os dividendos, sempre focando na qualidade dos ativos. Após tudo isso, você pode entrar na seara das ações, onde a vantagem competitiva é muito mais flexível do que a dos Fundos.
Alguns toques para você...
- Não invista 100% em renda variável ou renda fixa – jogue com a volatilidade do mercado.
- Apresente consistência em sua estratégia (ou estratégias), pois ela possivelmente terá momentos “ruins” e “bons”.
E o toque final para entender como se tornar um investidor profissional é simples: Tenha paciência – Investimentos não oferecem retorno de dias, semanas ou meses!
Se você quer fazer parte do meu Grupo Fechado e Exclusivo no Telegram, é só clicar no Botão Abaixo ⬇⬇⬇