fbpx

Resumo da Aula – Palestra Contabilidade Digital e Inteligência Fiscal

Palestra Contabilidade Digital e Inteligência Fiscal

O jovem profissional que entra no mercado atualmente se depara com um cenário de mudanças no Setor Fiscal e Contábil. Alguns desses elementos da mudança são a Contabilidade Digital e a Inteligência Fiscal.

Nesse cenário de mudança, muitos falam do fim da contabilidade e de uma “profissão datada”. No entanto, esse é um cenário ainda melhor para a contabilidade, agora menos refém da Legislação Tributária.

E com um modelo contábil moderno, é chegada a hora de entender a Contabilidade na Modernidade!

Contabilidade Digital: Como funciona a Contabilidade com Tecnologia?

A Contabilidade, como Ciência, serve para fornecer informações úteis na Tomada de Decisões. No entanto, diversas interferências Legais acabaram a desviando desse papel.

Além disso, mesmo a chegada da Tecnologia não foi bem aproveitada, principalmente por desconhecimento das principais ferramentas virtuais para a área Contábil e Fiscal.

E acontece que no Brasil há muitos Documentos Fiscais: Nota Fiscal Eletrônica, Cupom Fiscal Eletrônico, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos.

Então apenas o entendimento da Tecnologia na Área permite a otimização do trabalho do contador. Afinal, com a presença dela, o contador gasta menos tempo com execução e operacionalização.

Sendo assim, sobra tempo para executar a Contabilidade como deve ser realmente feita. Isso é a Automatização dos Processos da Empresa.

Exemplo: Há uma proposta do Governo Federal para disponibilizar automaticamente as guias do Simples Nacional para os optantes pela Modalidade, por meio do e-CAC a partir de 2020. 

O que é Ramificação da Contabilidade e o que é Modelo de Negócio?

Dentro desse cenário de mudanças, a Contabilidade acaba tendo as suas ramificações – apesar da Ciência Contábil permanecer sendo Uma.

Nisso, é necessário apontar que Ramificações da Contabilidade não são a mesma coisa que Modelos de Negócio na Contabilidade.

Ramificações da Contabilidade são:

  • Auditoria Contábil;
  • Perícia Contábil;
  • Contabilidade Pública;
  • Contabilidade Tributária.

Enquanto isso, Modelos de Negócio são:

  • Contabilidade Consultiva;
  • Contabilidade Online;
  • Contabilidade Híbrida;
  • Contabilidade Digital.

Inclusive, deve-se apontar outra coisa aqui: Não há um Modelo melhor, pois é mais uma questão de qual mais se adapta ao seu negócio.

Contabilidade Online x Contabilidade Digital

Nos Modelos de Negócio, dois podem ser destacados:

  • Contabilidade Online: Modelo com Foco nas Obrigações Legais.

Como os profissionais da Contabilidade seguem a mesma lei, ou seja, as mesmas normas tributárias, a única diferença de uma empresa para outra é o preço.

  • Contabilidade Digital: Melhora a Eficiência e os Resultados do Cliente, tendo Foco na utilização de sistemas integrados e tecnologia da informação.

Dessa forma, se mostra uma nova roupagem da Contabilidade Tradicional, atendendo a um público mais abrangente.

Por fim, o que é a Inteligência Fiscal?

Depois disso tudo, a Área Fiscal realmente vai acabar por causa da tecnologia? Na verdade, ela só acaba se todas as empresas do Brasil pararem de pagar tributos!

Afinal, a Área Fiscal agora atua pela Automação de Rotinas, de forma que o Profissional do Setor Fiscal foque na Gestão Tributária.

Com Gestão Tributária, há menor risco fiscal e melhor eficiência tributária – e com esse último, há o pagamento mínimo de tributo, respeitando a legislação vigente.

Dentro desse contexto, Inteligência Fiscal é o “veículo” que você usa para alcançar a Gestão Tributária, e ela é baseada em 4 pontos:

  • Automação de Rotinas;
  • Compliance Tributário;
  • Gestão de Risco Fiscal;
  • Foco na Gestão do Negócio.

Por isso, a Contabilidade Digital e a Inteligência Fiscal fazem parte do repertório de um Contador e Consultor Profissional.

Se você quer fazer parte do meu Grupo Fechado e Exclusivo no Telegram, é só clicar no Botão Abaixo ⬇⬇⬇