O jovem profissional que entra no mercado atualmente se depara com um cenário de mudanças no Setor Fiscal e Contábil. Alguns desses elementos da mudança são a Contabilidade Digital e a Inteligência Fiscal.
Nesse cenário de mudança, muitos falam do fim da contabilidade e de uma “profissão datada”. No entanto, esse é um cenário ainda melhor para a contabilidade, agora menos refém da Legislação Tributária.
E com um modelo contábil moderno, é chegada a hora de entender a Contabilidade na Modernidade!
Contabilidade Digital: Como funciona a Contabilidade com Tecnologia?
A Contabilidade, como Ciência, serve para fornecer informações úteis na Tomada de Decisões. No entanto, diversas interferências Legais acabaram a desviando desse papel.
Além disso, mesmo a chegada da Tecnologia não foi bem aproveitada, principalmente por desconhecimento das principais ferramentas virtuais para a área Contábil e Fiscal.
E acontece que no Brasil há muitos Documentos Fiscais: Nota Fiscal Eletrônica, Cupom Fiscal Eletrônico, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos.
Então apenas o entendimento da Tecnologia na Área permite a otimização do trabalho do contador. Afinal, com a presença dela, o contador gasta menos tempo com execução e operacionalização.
Sendo assim, sobra tempo para executar a Contabilidade como deve ser realmente feita. Isso é a Automatização dos Processos da Empresa.
Exemplo: Há uma proposta do Governo Federal para disponibilizar automaticamente as guias do Simples Nacional para os optantes pela Modalidade, por meio do e-CAC a partir de 2020.
O que é Ramificação da Contabilidade e o que é Modelo de Negócio?
Dentro desse cenário de mudanças, a Contabilidade acaba tendo as suas ramificações – apesar da Ciência Contábil permanecer sendo Uma.
Nisso, é necessário apontar que Ramificações da Contabilidade não são a mesma coisa que Modelos de Negócio na Contabilidade.
Ramificações da Contabilidade são:
- Auditoria Contábil;
- Perícia Contábil;
- Contabilidade Pública;
- Contabilidade Tributária.
Enquanto isso, Modelos de Negócio são:
- Contabilidade Consultiva;
- Contabilidade Online;
- Contabilidade Híbrida;
- Contabilidade Digital.
Inclusive, deve-se apontar outra coisa aqui: Não há um Modelo melhor, pois é mais uma questão de qual mais se adapta ao seu negócio.
Contabilidade Online x Contabilidade Digital
Nos Modelos de Negócio, dois podem ser destacados:
- Contabilidade Online: Modelo com Foco nas Obrigações Legais.
Como os profissionais da Contabilidade seguem a mesma lei, ou seja, as mesmas normas tributárias, a única diferença de uma empresa para outra é o preço.
- Contabilidade Digital: Melhora a Eficiência e os Resultados do Cliente, tendo Foco na utilização de sistemas integrados e tecnologia da informação.
Dessa forma, se mostra uma nova roupagem da Contabilidade Tradicional, atendendo a um público mais abrangente.
Por fim, o que é a Inteligência Fiscal?
Depois disso tudo, a Área Fiscal realmente vai acabar por causa da tecnologia? Na verdade, ela só acaba se todas as empresas do Brasil pararem de pagar tributos!
Afinal, a Área Fiscal agora atua pela Automação de Rotinas, de forma que o Profissional do Setor Fiscal foque na Gestão Tributária.
Com Gestão Tributária, há menor risco fiscal e melhor eficiência tributária – e com esse último, há o pagamento mínimo de tributo, respeitando a legislação vigente.
Dentro desse contexto, Inteligência Fiscal é o “veículo” que você usa para alcançar a Gestão Tributária, e ela é baseada em 4 pontos:
- Automação de Rotinas;
- Compliance Tributário;
- Gestão de Risco Fiscal;
- Foco na Gestão do Negócio.
Por isso, a Contabilidade Digital e a Inteligência Fiscal fazem parte do repertório de um Contador e Consultor Profissional.
Se você quer fazer parte do meu Grupo Fechado e Exclusivo no Telegram, é só clicar no Botão Abaixo ⬇⬇⬇