Fala galera, hoje nós vamos refletir um pouco sobre o sistema tributário no mundo.
O sistema tributário no mundo é muito comum, principalmente nos países de primeiro mundo, que a tributação seja baseada na renda, ou seja, o Imposto de Renda é o carro-chefe da arrecadação desses países.
Dessa forma ali existe uma gestão tributária mais simples, um cumprimento de obrigações tributárias mais simples e a tributação ela consegue ser mais equilibrada e mais justa.
Já no nosso país pessoal, nós temos uma tributação que é bastante baseada no consumo, então, aqui surgem dois conceitos muito importantes que são os tributos diretos e os tributos indiretos.
Os tributos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda ou patrimônio. Como é o caso do Imposto de Renda, que tem incidência diretamente sobre a renda e o patrimônio de pessoas físicas e pessoas jurídicas.
Porém os tributos que trazem o maior desafio para nossa realidade, na prática, são os tributos incidentes sobre o consumo, que são os tributos indiretos. Esses tributos indiretos, eles possuem uma legislação muito complexa, esparsa e muito mutável é o caso de ICMS, PIS E COFINS, IPI.
É muito importante que fique entendido que esse cenário não tende a mudar em curto prazo. Muita gente tem se preocupado hoje com a história da reforma tributária, porém a proposta de reforma tributária que já passou pela câmara dos deputados e agora tramita no congresso.
Ela é uma proposta que prevê uma transição que depois de totalmente aprovada, vai durar cerca de 10 a 14 anos. Ou seja, o cenário que existe hoje, ainda vai durar por pelo menos mais uns 10 anos à frente, após a aprovação da lei.
Então, não adianta você achar que pode se dar ao luxo de não estudar mais o ICMS, pois você precisará entender e muito desses tributos, porque eles fazem parte e são à base do nosso sistema tributário e ainda serão utilizados por mais 10 anos a frente.