fbpx

Erros Comuns Encontrados no SPED.

Fala galera.

Hoje eu venho falar com vocês, novamente sobre os erros dentro do SPED.

Ainda hoje é bastante comum encontrar erros nas auditorias que eu faço por ai de SPED.

Então, eu vou tentar elencar aqui esses erros e falar um pouco sobre eles.

O primeiro erro que eu sempre encontro é a utilização de alíquotas incorretas de tributos. Isso acontece quando um produto é passivo de tributação, porém eu informo que ele é um produto não tributado, ou quando ele não deveria ser tributado e eu estou tributando.

Por incrível que pareça, hoje em dia ainda tem muita, mas muita empresa, que paga imposto indevidamente e na maioria das vezes a maior, simplesmente por terem muitos produtos que não eram para ser tributados e estão sendo.

O segundo erro que é comum é o aproveitamento indevido de benefícios fiscais, isso ocorre quando eu tomo um crédito que eu não deveria tomar.

E por ultimo, outro erro são as falhas em parâmetros de software que geram divergências nas obrigações acessórias. É muito comum quando eu faço uma auditoria digital, eu chegar no empresário e falar assim: “Amigo, olha, está errado isso no seu arquivo do SPED.”. Geralmente ele me responde da seguinte forma: “Não, Fellipe, eu fiz certo no meu sistema.”.

Então, ele abre o sistema dele e me mostra que fez certo no sistema dele. Mas, o sistema dele gerou a informação errada para o SPED. E quem é que ia descobrir isso? É por isso que é muito importante a realização de auditorias preventivas, pois ela serve para encontrar esses erros. Porém, se não existe uma auditoria preventiva isso só vai ser descoberto, no momento da fiscalização.

Que é exatamente aquilo que eu venho dizendo pessoal. Como as empresas hoje estão prestando um monte de informações, dentro dessas informações, muitas vezes vão erros e esses erros são constituídos passivos tributários que ficam ocultos e só são revelados no momento da fiscalização.