Risco Fiscal: Utilização de Inteligência Fiscal.

Fala galera!

Hoje eu vou falar com vocês sobre algo muito importante que é o uso da Inteligência Fiscal.

A inteligência fiscal é algo muito importante para possamos fazer a gestão dos riscos fiscais, afinal todo negócio está exposto a esses riscos.

Para qualquer tipo de negócio o risco fiscal é tão alto, ainda temos uma legislação bastante complexa e estável nos resta se utilizar de algumas ferramentas para nos auxiliar diante desse cenário e é nesse ponto que utilizamos a inteligência fiscal.

Podemos dizer que o setor fiscal é como uma bomba e que vai explodir uma hora ou outra e isso pode acontecer na sua mão ou na mão de outra pessoa. Então, qual é o seu trabalho quando se está diante de um artefato como esse? Tentar desarmar essa bomba ou pelo menos tentar reduzir ao máximo o impacto que ela pode causar e esse é o objetivo da gestão tributária.

Mas você pode está se perguntando por que não eliminar 100%?

A função da gestão tributária não é eliminar o risco e sim mitigar… Mitigar é diminuir… Eliminar esse risco é algo utópico.

Principalmente por nós termos uma legislação fiscal que é muito complexo. Por exemplo, eu posso tá tomando um crédito de PIS e COFINS que o fiscal chegou e acreditou por uma decisão dele, por estar seguindo uma corrente doutrinária, corrente legalista do PIS e COFINS e diz que não podia ter tomado crédito disso e ele vai lá lhe atuar.

Aí você pensa ‘’falhei enquanto gestor tributário porque eu não eliminei o risco’’. Não, você não falhou.

Se você já tinha conhecimento desse risco e você tomou esse crédito municiado de fundamentação, você vai se defender e pode ser que ganhe. Esse é seu objetivo, minimizar o efeito, isso é fazer gestão tributária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *