Relação do SPED com as Obrigações Principais.

Fala galera!

Vamos falar aqui sobre algo que é comum acontecer quando eu entro em sala de aula para ministrar módulos como ICMS, PIS e COFINS, Imposto de Renda e Contribuição Social (IRCS).

Antigamente eu me assustava hoje em dia não me assusto mais, por que eu já entendi isso.

Vamos lá. A grande maioria dos profissionais que fazem a apuração desses tributos todos os dias nunca fez um treinamento sobre esses tributos.

E foi ai que eu descobri que o povo brasileiro é um povo de muita fé, sabe? Porque, vamos pensar assim… O povo não estudou, não sabe fazer, mas pedindo a Deus para chegar tudo certo lá no SPED. Não adianta, não vai chegar!

Eu vou fazer uma pergunta para vocês que essa é bem fácil de responder? Vocês acham que uma pessoa que não seja contador, consegue fazer um SPED Contábil? Que se trada da substituição da escrituração convencional em papel pelo seu equivalente digital. Ou seja, é contabilidade pura!

Uma pessoa que não é contador, ela não vai conseguir fazer SPED Contábil, ela não estudou para isso. Ela não sabe como é que conceitua um ativo, não sabe qual são o débito e crédito que ela tem que fazer, não sabe quais são as demonstrações contábeis, pelo menos em tese, não sabe.

Então, porque achar que vai conseguir fazer SPED Fiscal sem entender de ICMS e IPI? Que vai conseguir fazer a EFD Contribuições sem entender de PIS e COFINS? Que vai conseguir fazer a ECF sem entender de Imposto de Renda e Contribuição Social? Ou que vai conseguir fazer o eSocial sem entender de legislação trabalhista e previdenciária? Não adianta achar que vai, porque também não vai.

Da mesma forma como o cara que não estudou contabilidade, não vai conseguir fazer o SPED Contábil. Se você não entender desses tributos, você não vai conseguir fazer o SPED. Então, o primeiro ponto que precisamos entender é que o SPED é uma ferramenta que mudou o modelo operacional das organizações.

Porém, ele não alterou em momento algum a legislação das obrigações principais. Ou seja, a forma como se apura ICMS, IPI, PIS, COFINS, Imposto de Renda e Contribuição Social, não foram influenciadas pelo SPED. Então, se você está tendo problemas com SPED hoje é bem provável que você não tenha domínio da obrigação principal.

Então assim podemos chegar à conclusão que a maioria das dificuldades do pessoal que lida com SPED diariamente, não é o SPED e sim a falta de domínio da obrigação principal.