Pessoal, o assunto de hoje é gerenciamento eletrônico de documentos.
Nós trabalhamos com gerenciamento eletrônico de documentos, então é fundamental que a empresa que você trabalha ela tenha políticas de segurança da informação.
Lembro-me de quando eu comecei a trabalhar com contabilidade e até alguns escritórios de contabilidade os responsáveis mostravam o arquivo todo orgulhoso, as vezes era uma sala enorme com tudo organizado em caixas que seguiam ordem alfabética.
Hoje em dia manter um arquivo como esse, é um custo, as vezes bem alto pois necessita de uma sala extra parada cheias de papel que não “valem” nada.
Hoje o seu gerenciamento de arquivos tem que ser eletrônico, você precisa ter um backup, ter informações salvas na nuvem, visando evitar que amanhã se perca alguma informação e você tenha um prejuízo enorme.
Antigamente, quando eu falava sobre fazer o download do arquivo em formato XML e armazenar esse arquivo, muitos faziam ouvido de mercador, pois havia a facilidade onde o site da SEFAZ disponibilizava o download do arquivo no seu portal.
Ai então a SEFAZ foi e começou a cobrar uma pequena taxa para que fosse feito o download do arquivo dentro do portal.
Muita gente achou ruim, porém a SEFAZ não tem a obrigação de armazenar seus arquivos.
Então, é muito importante que você tenha um bom gerenciamento dos seus documentos eletrônicos, máquinas reservadas somente para isso, armazenagem na nuvem e tudo que puder se utilizar para garantir a segurança desses arquivos para que você nunca venha a ter problemas por conta de perca de arquivos.