Ferramentas para Fazer Uma Gestão Tributária Eficaz

Fala galera!

Recentemente, eu falei com vocês sobre gestão tributária, as técnicas para fazer essa gestão e hoje eu venho falar para você quais são as três ferramentas que utilizamos ao aplicar essas técnicas.

A primeira delas é a legislação fiscal e tributária. E por que a primeira essa é a primeira ferramenta? Pois bem, como é que eu vou estar em conformidade tributária se eu não conhecer a legislação fiscal e tributária? Se eu não tiver esse conhecimento eu não vou conseguir apurar corretamente os tributos. Então, eu preciso ter um bom conhecimento da legislação fiscal e tributária para que eu apure e pague corretamente os tributos.

A Segunda ferramenta são os livros e documentos fiscais. É aqui onde nasce o SPED como uma ferramenta de gestão tributária. Por quê? Por que se você paga os seus impostos corretamente, mas você não cumpre corretamente com as obrigações acessórias, você está constituindo um passivo tributário que ficará oculto e só vai será revelado no momento da fiscalização. Então, é fundamental que você tenha um excelente domínio também do cumprimento e do preenchimento das obrigações de natureza acessórios que são os livros e documentos fiscais.

E por fim, a terceira ferramenta trata-se das guias de pagamento. Pois veja bem… Não adianta de nada você apurar corretamente o tributo, mandar as obrigações acessórias, mas não pagar o tributo. Assim você não estará em conformidade tributária.

Então dessa forma nós temos as três técnicas que vão se utilizar dessas três ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *