Fala galera!
Hoje nós iremos falar sobre algo que corresponde a 80% das perguntas que eu recebo relacionadas ao SPED Contábil o problema está na contabilidade e não no SPED.
É muitas vezes o desconhecimento da técnica contábil, de como fazer um lançamento contábil, de como fazer um ajuste, de como fazer a interpretação de uma norma… Tratando-se de problemas muito mais técnicos contábeis do que operacionais, digamos assim.
Dentro desse termo, técnica contábil, eu realizei uma entrevista e uma das perguntas era a seguinte: “Qual era a área de formação, do profissional responsável pela implantação do projeto SPED nessa organização?”.
Foi muito interessante, pois apenas em 50% dos casos, o profissional era da contabilidade. E em muitos dos casos nós tínhamos profissionais de TI como responsáveis pela implantação do SPED nas organizações. Em alguns casos também, até profissionais da área jurídica. Mas, não era unânime que eram profissionais contábeis.
E quando eu me deparei com essa com essa resposta, que foi muito significativa, uma das perguntas que eu também inseri nessa mesma pesquisa era a seguinte: “Mas, afinal de contas, na opinião dos entrevistados, vocês acharam que o conhecimento contábil era fundamental para a implantação do SPED?” E por incrível que pareça, a grande maioria, disse que não. Disse que para implantar o SPED, não precisava se entender tanto de contabilidade.
É aí onde a gente começa a entender o porquê das grandes dificuldades que nós temos hoje. Pois vamos lá, se a gente entender que a contabilidade, ela é o local que vai receber informações de todas as origens da organização. Então, a contabilidade tem uma forte necessidade de se envolver no setor de compras, na área de gestão de estoque, de logística, de se envolver com a parte de faturamento, com a parte de departamento de pessoal, com a área fiscal, com o financeiro… Por que todos esses setores são geradores de insumos para informação contábil e se nós estamos falando de SPED Fiscal, que trata sobre as informações das suas compras, se nós estamos falando de EFD Contribuições que também leva informações das suas vendas e suas compras. Como que a técnica contábil não é fundamental para você se adaptar um projeto como esse?
Vejamos que a ter um bom domínio sobre a prática contábil é imprescindível para que não haja problemas na hora de cumprir suas obrigações acessórias.