A Constituição de um Gestor Tributário

Fala galera!

Agora iremos falar sobre gestão tributária, mais precisamente iremos falar do gestor tributário, sobre o seu papel dentro de uma empresa.

Bem, o gestor tributário é alguém que trabalha para mitigar riscos, para diminuir aquele risco fiscal que toda empresa está sujeita. E só é possível diminuir o risco que conhecemos. Por que o risco que eu não conheço eu me submeto a ele todos os dias sem ao menos saber.

A partir do momento que você conhece o risco você tem condições de diminuir esse risco, tentando não se expor a ele, mas enquanto não tem essa informação você irá continuar a se expor a esse risco.

Da mesma forma é a classe empresarial. Quando você chega para o empresário e diz assim: “Rapaz, não compre mais sem nota porque isso vai dar problema… Não venda mais sem nota, porque vai dar problema no seu estoque…”.

Aí ele olha para você e diz assim: “Não, mas eu sempre fiz assim, nunca deu problema”. E Por que ele faz isso? Por que ele ainda não enxergou o risco… Porque muitas vezes aquilo não trouxe nenhuma consequência negativa. Ele não foi autuado, ele não foi fiscalizado ou se foi e não foi identificado é que ele vai achar que está tudo tranquilo mesmo.

Então isso atrapalha a situação do contador, porque ele começa a falar que tudo é o contador, que o contador já chegou inventando coisa, que está dizendo que eu tenho obrigação, que eu não posso fazer isso ou aquilo… Muitas vezes perde até o cliente.

A grande sacada é fazer uma eficaz gestão tributária e mostrar para o cliente através da apresentação de dados e informações que vão agregar valor a tudo aquilo que ele está falando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *