Fala galera!
Hoje será o último modelo de geração de escrituração fiscal digital, assim encerrando a nossa serie.
Vou apresentar aqui o modelo que é o melhor de todos, o melhor dos mundos, o cenário ideal que ainda, porém ainda não corresponde a maioria das situações das empresas, mas que existe uma forte tendência indicando que esse modelo vai ganhar cada vez mais força.
Nesse terceiro modelo a empresa tem um ERP, que se trata de um sistema Integrado de Gestão Empresarial, esse sistema vai conglomerar todos os departamentos da empresa, compras, vendas, faturamento, financeiro, fiscal, contábil e todas as manutenções feitas pelo setor fiscal, sejam em cadastros, apurações, informações que vão impactar diretamente no SPED, são feitas na base do cliente.
A partir dessa base que a informação é enviada para o SPED. Podemos dizer que na teoria esse modelo é o mais seguro, por que todo o esforço técnico empregado pelo setor fiscal será feito na base que realmente vai gerar as informações para serem enviadas no SPED. Dessa forma o setor fiscal acaba trabalhando de maneira muito mais preventiva, preparando as informações que irão ser transmitidas no SPED e consequentemente diminuindo os erros.
Então é isso galera, nessa serie foram apresentados os três formatos de geração das informações que vão para as escriturações fiscais e agora eu vou fazer um breve resumo do que rolou nessa serie.
Falamos sobre o primeiro modelo que é onde o setor fiscal recebe os arquivos XMLs do cliente, escritura esses arquivos XMLs e envia para o SPED. Esse modelo, apesar de ser o mais comum é o mais arriscado.
No segundo modelo, o setor fiscal recebe um arquivo de integração onde o sistema gerencial da empresa, se comunica com sistema que faz a escrituração fiscal, em tese esse é o melhor modelo, onde existem menos problemas, porém muitas vezes acabam acontecendo muitos erros no momento da transmissão e esses erros são corrigidos diretamente na base do SPED ou no sistema que gera a escrituração fiscal, consequentemente essa base de dados começa a diferir da base de dados do cliente.
Já o terceiro modelo, que é o melhor modelo, que foi o que nós apresentamos hoje. É quando a empresa usa um ERP, um sistema integrado de Gestão Empresarial e as escriturações fiscais são geradas diretamente por esse sistema.