Diferenças entre – SPED Contábil e SPED ECF

Fala Galera!

Nós finalizamos a série de vídeos sobre o SPED Contábil juntamente com o prazo de envio que foi no último dia 31 de Maio.

Espero que você tenha conseguido transmitir todas as suas ECD-s de maneira tranquila.

Porém, agora nós vamos começar uma nova série, aqui e também no canal do YouTube falando sobre o SPED ECF, que tem como prazo de envio o último dia útil do mês de Julho e tem uma forte conexão com o SPED Contábil que você acabou de transmitir.

Pois bem, a primeira coisa que nós vamos fazer é entender de maneira clara o que é o SPED ECF e qual a sua relação com o SPED Contábil. Como exemplo eu irei citar um caso onde temos duas escriturações contábeis digitais no ambiente do SPED. Uma é a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a outra é a Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Em outras ocasiões e publicações já comentamos um pouco sobre essas diferenças.

A ECD é a substituição da escrituração contábil convencional em papel, pelo seu equivalente digital, onde não existe uma interferência da Norma fiscal ou da apuração de tributos. Porém, o nosso foco maior a partir de agora é no SPED ECF. A Escrituração Contábil Fiscal foi instituída no ano de 2013 por força da instrução normativa 1422 e teve como primeiro ano calendário de envio o ano de 2014, onde a sua transmissão e o envio foram feitos em 2015.

Apesar de ter esse nome de Escrituração Contábil Fiscal, a ECF possui muitas regras e muitas particularidades, que inclusive em alguns momentos você não envia nenhum tipo de contabilidade na ECF e a gente vai estudar isso e entender melhor ao longo dessa serie.

É importante que você saiba que a ECF, ela substituiu à antiga DIPJ a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. Assim também como o FCONT e o LALUR em papel. Todas essas outras obrigações acessórias foram substituídas pelo envio da Escrituração Contábil Fiscal. Para finalizar é importante saber que a conceituação clara do que é o SPED ECF. Ele é o novo formato de Apresentação do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.            

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *