Ainda falando sobre substituição da escrituração contábil digital.
Precisamos entender que, para que eu possa fazer o pedido de cancelamento da escrituração que já está autenticada e enviar uma nova, substituta, eu preciso preencher o termo de verificação para fins de substituição.
Esse termo precisa obedecer algumas regras que estão lá na CTG 2001 (R3). Eu vou explicar para vocês o primeiro requisito que esse termo de verificação precisa ter.
Para identificação da escrituração substituída eu precisarei dizer qual que é o Hash da escrituração que está sendo substituída, aquela que já consta na base de dados do SPED e que inclusive está autenticada. Eu precisarei também fazer uma descrição pormenorizada dos erros que estão me levando a essa substituição, fazendo uma identificação Clara e precisa dos registros que contenham esses erros.
É importante também que nesse meu termo de verificação, eu marque que o Conselho Federal de contabilidade poderá ter acesso a essas informações que estão sendo substituídas. Assim também como a descrição dos procedimentos pré-acordados executados por auditores independentes no caso daquelas escriturações cuja as demonstrações contábeis estejam sujeitas a auditoria independente.