SPED Contabil 2019: Blocos da Escrituração.

Fala Galera!

Hoje eu vou ser bem técnico, nós iremos falar sobre os blocos do SPED Contábil.

É interessante você que já trabalha com o SPED, seja com a escrituração fiscal ou com as escriturações contábeis, entenda que o SPED é dividido em blocos, registros e campos.

Esse é o formato com que o SPED estrutura as informações que recebe das empresas. O SPED Contábil é a escrituração que possui a menor quantidade de blocos e nós iremos ver isso agora.

Dentro desse aspecto técnico, nós temos aqui cinco blocos que compõem a nossa escrituração contábil digital.

O Bloco 0 é o de abertura, identificação e referências. Eu costumo dizer que o esse é um bloco de cadastros. É nele que eu vou cadastrar empresa e que eu vou informar os dados gerais daquela pessoa jurídica.

Depois nós temos o Bloco I que é o bloco dos lançamentos contábeis. Apesar do Bloco I ser caracterizado como o bloco dos lançamentos contábeis, ele carrega algumas informações a mais do que somente os lançamentos contábeis. Ele é quem traz, por exemplo, o plano de contas da empresa, o cadastro de históricos padronizados, o termo de abertura do arquivo digital e do livro digital.

Nós temos também o Bloco J, que é o bloco das demonstrações contábeis. Nesse bloco nós vamos apresentar o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, notas explicativas e tudo mais que for relacionado às demonstrações contábeis são informados no Bloco J.

O Bloco K é um bloco obrigatório para os conglomerados econômicos. Existe uma informação no manual que esse bloco era facultativo até o ano-calendário de 2016. Mas, nós já estamos enviando agora o ano-calendário de 2018 e para esses conglomerados econômicos esse bloco não é mais opcional, é obrigatório.

Por fim temos o Bloco 9, que diz respeito ao controle e encerramento do arquivo digital. Ou seja, toda movimentação que compõem a sua escrituração contábil digital será estruturada pelo seu sistema de escrituração contábil, obedecendo a esse leiaute e a essa estrutura de blocos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *